quinta-feira, 16 de junho de 2011

Feira Pedagógica

Exposição de trabalhos no âmbito do PNL / CL   ---          6ºA , 7ºA/B,  8ºA/B, 9º A

Os jardins de Infância da escola apresentaram desenhos dos momentos mais significativos da Hora do Conto. *

Os alunos do 6º ano apresentaram trabalhos de géneros literários  diferentes , sobre obras/ poemas  explorados na sala de aula.
Os alunos do Clube de Leitura dos 7º A e B exibiram textos poéticos relacionados com a leitura e a  poesia.
Os alunos dos 8º A e B expuseram vários trabalhos de escrita criativa, de obras exploradas no âmbito do PNL.  Apresentaram, ainda, poemas visuais e trabalhos dos dias evocativos, realizados na sala de aula e no Clube de Leitura.
O 9ºA apresentou poemas visuais realizados no Clube de Leitura.

Esta exposição foi do interesse da comunidade escolar , que se envolveu nas atividades/ projetos, trabalhando de forma colaborativa. Cumpriram-se, assim, os como objetivos gerais nºs 3 e 4, da Biblioteca.
Conseguiu-se, com estes trabalhos, a articulação com as estruturas de coordenação educativa, de forma a fomentar nos alunos o hábito e o prazer da leitura e da escrita, utilizando e valorizando a biblioteca escolar.  Desta forma cumpriram-se os objetivos específicos nºs 3, 4, 6 e 8.





quarta-feira, 8 de junho de 2011

Desafios – Sorteio




Na presença dos 4 alunos vencedores João Paulo Ferreira (7ºA, nº6); Ruben Azevedo (7ºA, nº 17); Susana Teixeira (8ºA, nº 15); e Luís Antunes (9ºA, nº 18); de 2 elementos da Associação de Estudantes e 3 elementos da equipa da Biblioteca, realizou-se o sorteio cabendo o prémio ao aluno.
 
LUÍS ANTUNES, 9º A, Nº 18.

Os restantes alunos escolheram um livro da colecção Sol, como prémio de consolação.

Biblioteca da EBS P Martins Capela,
Terras de Bouro, 08-06-2011

terça-feira, 7 de junho de 2011

desafios soluções

Desafio 1 – Falso.

Desafio 2 – Falso.
Foi Karl F. Benz porque fez o registo da primeira patente de veículo automóvel (29 Janeiro 1886).
Desafio 3 – Falso.
A obra «Romeu e Julieta» evoca o amor de dois jovens na cidade italiana de Verona.
Desafio 4 – Falso.
Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra são geograficamente diferentes.
Desafio 5 – Verdadeiro.
Em Vénus um dia é mais longo que um ano porque o movimento de translação (rodar em torno do Sol) é mais rápido que o movimento de rotação (rodar sobre si).

segunda-feira, 6 de junho de 2011

desafio 4


 REINO UNIDO, GRÃ-BRETANHA E INGLATERRA SÃO SINÓNIMOS.



                                                         Verdadeiro?                    Falso?

solução dos desafios 1, 2 e 3

Desafio 1 – Falso.

 A Gronelândia, antiga colónia quer da Noruega quer da Dinamarca, é desde 1979 uma nação autónoma mas sob administração do Reino da Dinamarca; tem por capital Nuuk. Não integra a União Europeia mas beneficia do estatuto de estado associado. É a maior ilha do Planeta Terra, as suas costas dão, a norte, para o oceano Glacial Árctico, a leste para o Mar da Gronelândia, a leste e sul para o Oceano Atlântico e a oeste para o mar do Labrador e baía de Baffin; região pouco atractiva à fixação humana.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/
http://geographicae.wordpress.com/


Desafio 2 – Falso.
Existem referências históricas com mais de três séculos que referem um veículo que se movia por si próprio – documentos referem que em 1678 o jesuíta belga Verbiest construiu, para divertimento do Imperador chinês Hang-Hi, um veículo que se deslocava pelos seus próprios meios. Contudo, o registo da primeira patente de um veículo automóvel completo, foi feito por Karl Frieddrich Benz (1844 - 1929) a 29 de Janeiro de 1886, no “Serviço Imperial de Patentes de Berlim”, onde recebeu o número 37.435, se refere ao primeiro automóvel da história. Fundaria a Benz & Cia que ao associar-se em 1924 a outro construtor de automóveis deu origem à Mercedes-Benz.
Henry Ford (1863 - 1947) fundou a marca de automóveis Ford Motor Company, teve um grande papel na democratização do automóvel ao aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo.
Fontes:
http://inventors.about.com/od/fstartinventors/a/HenryFord.htm
http://www.automotor.xl.pt/galeria/pioneiros/primeiro.shtm




quarta-feira, 1 de junho de 2011

brincando com os poeta

Eu, singela leitora, enquanto leio, no silêncio me refugio.
E , numa noite serena de inverno,  emergiu aos meus ouvidos o bulício
De dois poetas maiores que, sobre seus destinos amargurados,
Discutiam. Quedei a leitura e embrenhei-me em seus fados .

“Camões, grande Camões, quão semelhante
Acho teu fado ao meu.
Assim vivo, Meus fados
Me desarreigam d'alma a paz e o riso,

Vinde cá, meu tão certo secretário
Já me desenganei (…) de queixar-me,
Não se alcança remédio…
Como tu, junto ao Ganges sussurrante
Da penúria cruel, no horror me vejo.

Eu não, mas o Destino fero, irado,
Fez-me deixar o pátrio ninho amado,
Passando o longo mar, que ameaçando
Tantas vezes me esteve a vida cara.
Mas, já que para errores fui nascido,
Vir este a ser um deles não duvido.

Como tu (…)
Também carpindo estou
Sem causa, juntamente choro e rio;
O mundo todo abarco e nada aperto.
Se me pergunta alguém porque assim ando,
Respondo que não sei;
Igual causa nos fez, perdendo o Tejo

As sem-razões digamos que, vivendo,
Me faz o inexorável e contrário
Destino,
Sacrifiquei a vida a meu cuidado.

Eia! Acode ao mortal que, frio e mudo,
Oculta o pátrio amor.”
E eu acordei deste êxtase de dor,
Acudi a Bocage e a Camões
E ingressei no seu universo de paixões.

            Da professora Rosário para as “suas crianças” do 8º ano A e B
                                                 1 de Junho de 2011